sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Como fazer flores de tecido

Decore sua mesa com um vaso montado com flores de tecido costurado
Flor costurada com botão rosado
Flor sem miolo e molde da estampa

Arranjo de mesa com flores de tecido costuradas
Bom dia pessoal!
Para inaugurar as nossas dicas, aqui vai o tutorial de como fazer Flores de Tecidos.
As flores são feitas com detalhes de costura e dá para criar arranjos lindos para decorar suas mesas em dias de festas e até presentear amigos.
O tutorial foi bolado pela Kirsten do Green Its The New Blue. Apesar de precisar de uma máquina de costura, não tem nenhum segredo não.
O que vai precisar:
  • retalhos de tecidos bem coloridos
  • termocolante
  • botões
  • arame floral
  • lápis de costureira
  • linhas para costura que contrastem
  • tesoura com ponta
  • cola quente
Uma sugestão é usar um retalho de chita bem colorida com o miolo em tecido liso. Fica lindo!
Para cada parte da flor, corte dois quadrados de retalhos e um de termocolante.
Lembre de cortar o termocolante um pouco menor que os retalho para que ele não grude no seu ferro de passar.
Combine as estampas das pétalas grandes com o miolo.
Separe um tecido mais verdinho ou azulado para as folhas.

Material para a flor de tecido costuradaPasse o ferro no termocolante
Aí está o material para fazer as flores: retalhos, botões, arame floral e termocolante.Coloque o retalho com o avesso no termocolante e passe a ferro conforme as instruções do fabricante. Retire o papel protetor e cole o outro lado da flor.

Para uma flor faça três peçasCosture em volta do desenho
Com todas as partes da flor já coladas, desenhe os moldes das flores e folhas ao seu gosto com o lápis de costureira.Passe a costura ao redor do desenho. Use o ponto que você preferir. Aproveite as opções disponíveis. Use linhas bem contrastantes.

  • Desenhe as folhas unidas pela ponta e costure ao redor delas unidas também.
  • Essa dica é para ficar mais fácil na hora de colar no arame floral.

Recorte em torno das costurasFixe o arame na flor com cola quente
Com a tesoura de ponta, bem afiada, recorte em volta da costura.Faça um pequena espiral na ponta do arame floral. Fure o meio da flor e encaixe o arame. Fixe tudo com a cola quente.

  • Segure a flor na mão conforme a imagem, enquanto a cola seca.
  • Assim você consegue dar uma aparência mais natural para sua flor.

Fixe as folhas no arameFixe o miolo da flor e o botão
Dobre as folhas e com uma pequena gota de cola quente, fixe-as no arame floral.Agora que o miolo já está bem seco, cole a flor menorzinha no centro para dar o acabamento. Sobre a florzinha, cole um botão bem legal, também com a cola quente.

  • Se você não tem cola quente em casa, também pode costurar. Vai dar um pouco mais de trabalho, mas funciona.
  • Você ainda pode fazer sua flor sem miolo, só com o botão ou aproveitar o desenho do próprio tecido como molde.
Com várias dessas florzinhas prontas, você monta pequenos arranjos e decora a sua mesa para um almoço ao ar livre, ou uma festa com temas bem tropicais. Pense de novo na chita e dê um ar bem brasileiro à sua reunião.
Visitem o Green….Its the New Blue e http://www.viladoartesao.com.br/blog/.
Espero que gostem do tutorial e consigam fazer as flores. 
Se quiserem nos enviar as fotos, ficaremos felizes em postar aqui no Blog.
Um abraço e até a próxima!Share on pinterest_share